segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O bom filho à casa torna

Atacante promete estar em condições para a decisão contra o Criciúma em Pelotas

N
o dia seguinte ao mal resultado da equipe rubro-negra diante da Chapecoense - empate sem gols - uma novidade amenizou a frustração da torcida xavante. O atacante Jair, que atuou pelo clube na segundona deste ano e que chegou a jogar com a camisa rubro-negra nesta série C do Brasileiro, sendo inclusive o autor do único gol da equipe no Bento Freitas na partida de estréia contra a S.E.R.Caxias, está retornando ao clube. Jair chegou a estar de malas prontas para o futebol Turco, mas a negociação acabou não se concretizando. Segundo o atleta, a readaptação ao elenco não será nada complicada apesar de ter deixado o clube no dia 23 do mês passado. De outra forma, O zagueiro Vinícius, anunciado na última semana, foi apresentado hoje e já começou os primeiros trabalhos na baixada.

Matéria e foto: Felipe Macedo.

Próximo compromisso Áureo-Cerúleo é transferido



B
uscando a remotivação do elenco do Pelotas, o técnico Itamar Schülle já começou a empregar o seu estilo na equipe nesta segunda-feira. O comandante chegou pela manhã, conversou com o grupo de atletas, e à tarde já comandou um mini-coletivo na Boca do Lobo. Por outro lado o próximo jogo do Pelotas diante do 14 de Julho de Livramento, válido pela Copa Ênio Costamilan que seria realizado nesta quarta-feira, ficou para quarta-feira da próxima semana dia 08 de setembro. O motivo é a previsão de fortes chuvas no estado até o fim de semana. A informação foi confirmada hoje por Jorge Bopp, diretor executivo de futebol do Pelotas após um contato com a Federação Gaúcha de Futebol. Para que o grupo não fique sem atividade específica de jogo, também foi confirmada a realização de uma partida amistosa contra o Riopardense que seria na semana que vem, para o próximo domingo na Boca do Lobo.

Matéria: Felipe Macedo.
Foto: Assessoria ECP.

domingo, 29 de agosto de 2010

Empate amargo no Bento Freitas

Brasil não conseguiu a vitória necessária para subir na tabela de classificação

Agora as coisas ficaram complicadas para o rubro-negro continuar sonhando com chances de classificação. A torcida xavante que compareceu em bom número na tarde deste domingo no Bento Freitas, esperava a vitória, que seria a confirmação positiva da era Gilmar Iser, o que não aconteceu.

Na primeira etapa o Brasil buscou o gol a todo o momento, mas com pouca objetividade, pecou muito nas jogadas terminais, de arremate. Dudu pela esquerda e Raulen pela direita, foram muito acionados, mas não estiveram no melhor momento. Cléber Gaúcho - enquanto esteve em campo antes de sentir uma fisgada na coxa e ser substituído por Batata - executou bem o serviço de marcação no meia Silvinho da Chapecoense. Ricardinho pouco apareceu, não se comprometendo com o jogo. Linha de zaga esteve bem postada em campo com Amarildo e Lino que substituiu o titular Renato - que cumpria suspensão por ter tomado o terceiro cartão amarelo na partida anterior. A Chapecoense não ofereceu perigo de gol à equipe de Gilmar Iser, a não ser numa falta batida pelo lateral Badé - para fora. O técnico da equipe catarinense Guilherme Macuglia resolve ousar. Tira Rogério e manda a campo o
estreante Sandro Sotilli. O jogo era morno nesse instante. Até que aos 29 minutos, numa jogada forte do Brasil pelos pés de Márcio Hahn que, de bate-pronto, arrisca forte rente ao poste esquerdo de Nivaldo.

Veio o segundo tempo e o Brasil continuou falhando na jogada final, errando muitos passes na tentativa de triangulação pelas laterais. Aos 10 minutos, veio a grande chance de abrir o placar. Dudu é lançado na cara do gol e sozinho bate por cima. Aos 13, mais uma falta a favor do Brasil e Ramos põe novamente por cima. Aos 15, Marcelo Moscatelli entra para dar mais poder ofensivo. O Brasil já jogava desordenado, tentando a qualquer custo o gol. Iser chama o atacante Flaviano - o estreante pelo lado rubro-negro e tira Raulen. A partir daí, o Brasil formou uma linha de frente totalmente ofensiva com Flaviano, Moscatelli, Vanderlei e Michel. A zaga da Chapecoense marcava bem e a bola chegava quadrada para o ataque xavante. Aos 37, o lance mais vivo de gol do Brasil. Flaviano recebe a bola, limpa o marcador e arrisca forte, da meia-lua da grande área adversária, para a grande defesa de Nivaldo - no canto baixo direito. O Brasil ainda tentou mais algumas estocadas, empurrado pela torcida mas que não foram suficientes para vencer o jogo. Agora o xavante encontra-se em terceiro lugar da chave D com 8 pontos e folga na próxima rodada. Terá que vencer o próximo jogo em casa diante do Criciúma e no mínimo empatar em Caxias na partida que encerra a segunda fase da competição contra a S.E.R.Caxias para chegar à classificação para a fase final do Brasileiro.

Ficha Técnica:

Brasil: Luiz Muller; Amarildo, Ramos e Lino; Raulen (Moscatelli), Marcio Hahn, Cleber Gaúcho (Batata), Ricardinho (Flaviano) e Dudu; Michel e Vanderlei. Técnico: Gilmar Iser.

Chapecoense: Nivaldo; Eduardo Erê, Kleber Goiano, Rodrigo e Badé; Bronzatti, Emerson Cris, Silvinho (Fabio Nunes) e Felipe Pinto (Diogo); Waldson e Rogério (Sandro Sotilli). Técnico: Guilherme Macuglia.

Arbitragem: Wagner dos Santos Rosa (RJ), auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Luis Felipe Scofield.

Matéria e foto: Felipe Macedo.













sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Itamar Shulle é a bola da vez na avenida

Técnico deverá estrear no domingo em Livramento

Agora é oficial. O Pelotas já tem um novo técnico. Depois de várias especulações para quem assumiria o lugar de Círio Quadros, na tarde desta sexta-feira foi confirmada a contratação de Itamar Shulle para comandar o Áureo-Cerúleo na Copa Ênio Costamilan. A tendência é de que ele já esteja no comando da Equipe no jogo do próximo domingo diante do 14 de Julho em Santana do Livramento. O preparador físico Gamarra que normalmente é o nome de confiança de Itamar nas equipes que comanda, desta vez não irá compor a comissão técnica. Zeca Ferreira permanecerá na preparação física do Lobão.

Matéria: Felipe Macedo.

Ingressos à venda na baixada para casa cheia

Torcida Xavante promete apoiar o time nos 90 minutos

Já estão disponíveis nas bilheterias do estádio Bento Freitas os bilhetes para o jogo do próximo domingo (29) diante da Chapecoense - pela série C do Campeonato Brasileiro. Confira os preços abaixo:

Arquibancada: R$ 20,00.
Idosos e estudantes: Antecipados, a partir desta sexta pagam R$ 10,00.

Pontos de venda: Secretaria e bilheterias do estádio Bento Freitas, Tribo Xavante (Rua Sete de Setembro, 244) e JL Casarin (Av. Bento Gonçalves, 3900).

SÓCIOS:

Em virtude da falha na leitura do chip pela catraca eletrônica, para esta partida contra a Chapecoense ainda não serão utilizadas as novas carteiras dos Sócios de Coração. Assim, a entrada dos associados rubro-negros continuará sendo permitida somente por meio do documento de identidade, juntamente com o recibo de pagamento do mês de agosto. O novo setor das sociais também estará liberado no domingo.

Matéria e foto: Felipe Macedo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lobão troca o comando técnico

Círio Quadros chegou para suprir a ida de Beto Almeida para o Juventude, mas não resistiu aos últimos resultados.

No final da manhã desta quinta-feira, a direção de futebol do Esporte Clube Pelotas tratou de agir rápido. Em função dos últimos resultados - derrota em Bagé para o Guarany, empate contra o Iraty e um novo empate diante do Guarany de Camaquã na tarde de ontem na Boca do Lobo pela Copa Ênio Costamilan, o diretor de futebol do clube - Jorge Bopp anunciou a saída de Círio Quadros. O lobão deverá confirmar o novo comandante da equipe ainda hoje.

Matéria: Felipe Macedo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pelotas tropeça novamente em casa


Na tarde fria e chuvosa desta quarta-feira o Lobão acabou ficando no empate diante do Guarany-Ca pela Copa Ênio Costamilan.








O Pelotas acabou frustrando novamente o seu torcedor. Jogando diante do Guarany de Camaquã, depois de ter sido eliminado do Campeonato Brasileiro da série D, no último domingo, encontrou muitas dificuldades, embora tenha tido a iniciativa no jogo, mas não conseguiu transformar a sua superioridade em situações de gol na primeira etapa.

No segundo tempo, o áureo-cerúleo deu uma melhorada. Se impôs mais com Maicon Sapucaia na meia-cancha. O gol do Pelotas foi marcado na segunda etapa logo no primeiro minuto pelos pés de Tiago Duarte. O Guarany deu a resposta no final do jogo. Aos 39, de pênalti. João Rodrigo deslocou Fábio Alemão dentro da área. Vandré bateu e fez – 1 a 1. Um misto de desinteresse e falta de capacidade norteou a equipe do Pelotas, tornando-se insuficiente para ser superior ao adversário. Em oportunidades de gol o jogo foi praticamente igual. Na coletiva no final do jogo o presidente do clube Luis Antônio de Melo Aleixo avaliou o resultado e o momento do time: “O Pelotas vai ter que reencontrar a sua motivação. Vamos encontrar forças. Temos que entender que é nessa competição é que teremos a possibilidade de chegarmos à vaga na série D do Brasileiro do ano que vem. Nós não vamos participar dessa competição só por participar”, garantiu Aleixo.

O Pelotas volta a jogar na próxima quarta-feira, em Livramento diante dos 14 de Julho.


Ficha Técnica:


Pelotas: Bruno; João Rodrigo, Jonas, Tiago Prado (Uilian) e Rodrigo Ramos (Lennon); Marcel, Martín, Sandro Costa (Alan), Maicon Sapucaia; Tiago Duarte e Clodoaldo. Técnico: Círio Quadros.

Guarany-Ca: Vítor, Alex Silveira, Ícaro, Valença e Márcio Silveira (Jackson); Belmonte, Luciano Correia (Douglas), Júnior (Hiroshi) e Vandré; Edílson e Fábio Alemão. Técnico: Paulo Henrique Marques.

Matéria: Felipe Macedo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vitória importante - destaca o goleador


Motivado pela vitória no último domingo no estádio Alfredo Jaconi diante do Juventude de Caxias do Sul, o autor do gol que deu os três pontos importantes na caminhada xavante rumo à classificação para o mata-mata da série C do Campeonato Brasileiro, o atacante Vanderlei, treinou normalmente na tarde desta terça-feira e com muita disposição visando o jogo do próximo domingo (29) diante da Chapecoense na baixada. "Me encontro numa condição física bem melhor do que quando eu cheguei aqui. Foi uma vitória importante que nos colocou novamente na briga. A expectativa é grande para domingo e espero repetir a boa atuação diante da Chapecoense", frisou o atacante. E se motivação é o clima do próximo confronto, ingredientes é que não faltam para que a torcida rubro-negra compareça em grande número no Bento Freitas - é que a "velha" charanga Garra Xavante companheira do clube nas principais jornadas, fará sua reestréia com sua tradicional batida. Outro fator muito ligado à rivalidade Bra-Pel e que agregou "calor" ao confronto a partir do final da tarde é que o goleador do tradicional rival Esporte Clube Pelotas - Sandro Sotilli - acertou a sua ida para Chapecó e já deverá ficar à disposição do técnico Guilherme Macuglia para encarar o Brasil em Pelotas. É esperar pra conferir!

Matéria e Foto: Felipe Macedo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Gilmar Iser chega para apagar o fogo na Baixada



F
oi oficializado no final da tarde desta segunda-feira, no Bento Freitas e inicia amanhã os trabalhos no comando rubro-negro - Gilmar Miguel Iser. Natural de Vera Cruz (RS), 46 anos, passou por Lajeadense, São José PoA, Pelotas, Avenida, Cachoeira, Novo Hamburgo, Joinville (SC) e antes de chegar à baixada esteve no América (RN). Iser terá um tempo razoável para tentar dar um padrão de jogo à equipe xavante que enfrenta o Juventude no estádio Alfredo Jaconi em Caxias do Sul no próximo dia 22.

Matéria: Felipe Macedo. Foto: Assessoria Nóia.

domingo, 8 de agosto de 2010

Pelotas volta a vencer!



Na tarde deste domingo do Dia dos Pais, o Lobão venceu o Metropolitano por mais uma rodada da série D do Brasileiro com gol de Sandro Sotilli.








O Pelotas tinha que fazer o dever de casa em razão dos últimos resultados onde sofreu duas derrotas consecutivas. A equipe do Metropolitano não ofereceu perigo no primeiro tempo. Houve muitas tentativas do Pelotas na organização das jogadas mas não tinha o homem de articulação. Leo Dias ainda sem condições do jogo, não atuou. Sandro Costa que veio para ser esse jogador nem no banco ficou. O Pelotas ficou dependendo de Dinho , Jardel e Maicon Sapucaia.
No segundo tempo foi outra equipe. João Paulo - goleiro do Metropolitano - operou grandes defesas na segunda etapa. O Pelotas não deixou o visitante respirar. A pressão era forte. Até que num verdadeiro tiro desferido por Clodoaldo, a bola passou pelo primeiro pau, ela ia entrar no canto e o experiente Sandro Sotilli desviou pra dentro do gol aos 31 minutos - 1 a 0. Aos 38, Tiago Duarte - de boa atuação- cruzou e Jardel bateu pra fora. Aos 39, Clodoaldo colocou Tiago na frente do gol que bateu para fora. Aos 43, o Metropolitano deu a resposta. Cobrança de falta ensaiada, Leandro tentou o desvio no canto de Oliveira, assustando os áureo-cerúleos que se fizeram presente em bom número no estádio da avenida.

Ficha Técnica:

Pelotas:
Oliveira; Jhonathan (João Rodrigo), Jonas, Ademir e Cristiano (Clodoaldo); Dinho, Jardel, Carlos Eduardo e Maicon Sapucaia (Mauricio); Tiago Duarte e Sandro Sotilli. Técnico: Beto Almeida.

Metropolitano
: João Paulo; Neto, Thiago Couto e Amaral Rosa; Nequinha, Fabinho, Marcos Alexandre, Edimar (Mario André) e Pereira; Gilberto (Leandro Branco) e Leandrinho (Gavião). Técnico: Mauro Ovelha.

Arbitragem
:
Vinicius Forlan, auxiliado por Alberto Poletto Masseira e Daniel Luis Marques.

Matéria: Felipe Macedo. Foto: Assessoria ECP.

Fahel Júnior não é mais o técnico do Brasil


Após os últimos insucessos da equipe rubro-negra na competição nacional, a diretoria xavante se reuniu na manhã deste domingo e tratou de agir rápido: mudar o comando do time. Até o fim da tarde da próxima segunda-feira o novo comandante xavante deverá ser anunciado. O ex técnico do Brasil Armando Desessards é um nome forte para assumir a equipe.

Matéria e foto: Felipe Macedo.

sábado, 7 de agosto de 2010

Faltou o gol na baixada



Na tarde de ontem, o Brasil apenas empatou contra o Juventude pela série C do Brasileiro. Ambas as equipes necessitavam da vitória para subir na tabela de classificação.








O jogo:

1º Tempo: Empurrado pelo expressivo número de xavantes que se fizeram presentes na baixada ontem, nos minutos iniciais o Brasil dava as caras de que mais cedo ou mais tarde chegaria à vitória. O técnico Fahel Júnior colocou um sistema teoricamente mais ofensivo, com Dudu mais à frente e Marcelo Moscatelli voltando à função de segundo volante, ao lado de Batata e Márcio Hahn. Luiz Muller mais uma vez de grande atuação, evitou pelo menos, dois gols da equipe esmeraldina. Logo no primeiro minuto, Dudu recebe a bola na intermediária, avança e arrisca para a defesa do goleito Jonatas. O estreante Vanderlei fez muito bem a função de "parede" para quem vinha de trás, principalmente pela direita com a descida de Raulen, por algumas vezes fazendo o "dois um" para a jogada de linha de fundo. O árbitro Anderson Daronco, mais uma vez inverteu cartões, e não teve o mesmo critério perante as duas equipes. Aos 23 minutos, Moscatelli escapa em velocidade e passa para Dudu que chuta forte e novamente Jonatas defende no canto baixo esquerdo. Aos 30, o Juventude responde. O atacante Fausto recebe lançamento na cara do gol mas Luiz Muller faz grande defesa e evita o gol adversário. Mais tarde aos 41, Vanderlei recebe a bola e arrisca fraco nas mãos do goleiro do Jú.

2º Tempo: O Brasil teria de arriscar mais. Mas o problema foi que o meio-campo não conseguia criar jogadas de aproximação para abastecer o ataque. Tanto que Fahel tratou de tentar mudar o panorama do jogo. Aos 15 minutos, promoveu a entrada de Ricardinho (mais criatividade no meio) no lugar de Raulen passando Dudu para a lateral direita. Aos 28, o próprio Dudu faz boa jogada e passa para Moscatelli que cava escanteio. Mesmo assim, faltava o complemento da jogada. Dudu embora muito marcado, foi o jogador mais lúcido da equipe rubro-negra, com jogadas de velocidade mas não conseguiu triangular jogadas porque o Brasil errava muitos passes. Mais tarde Michel estreou mas totalmente fora de ritmo de jogo não conseguiu acrescentar ofensividade ao ataque xavante. Em seguida o zagueiro Lino, que já havia recebido cartão amarelo, comete falta no meio-campo e é expulso. Robson entra para re-compor o sistema defensivo. Os minutos finais foram dramáticos e mais uma vez o Brasil não conseguiu o resultado positivo. O Brasil e
ncerra o primeiro turno da Série C com apenas quatro pontos e só volta a jogar no dia 22 diante do mesmo Juventude em Caxias do Sul.

Ficha Técnica:


Brasil
: Luiz Muller; Raulen (Ricardinho), Renato, Lino e Vandinho (Robson); Marcio Hahn, Batata, Dudu e Moscatelli; Vanderlei (Michel) e Marques. Técnico: Fahel Júnior.

Juventude
: Jônatas; Luis Felipe, Rafael Pereira, Fred e Calisto; Julio Cesar, Tiago Silva, Gustavo(Marcos Paraná e Cristiano (Hiago); Júlio Madureira (Christian) e Fausto. Técnico: Osmar Loss.

Arbitragem: Anderson Daronco, com Alexandre Kleiniche e Carlos Selbach.

Matéria e foto: Felipe Macedo.